top of page

A Massagem e a Aromaterapia ajudam a fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde.

Você sabia que a Massagem e a Aromaterapia ajudam a fortalecer o processo imunológico e promover a saúde?

Outro dia, assistindo um programa na TV, vi que temos 3% em nosso código genético de receptores olfativos... Pensei...Uau! Apenas para sentir cheiros. E se integrarmos a massagem e a aromaterapia, perante essas últimas descobertas; o que acontece com o nosso corpo?

A aromaterapia juntamente com a massagem podem ter um papel muito mais importante em nossas vidas do que se acreditava. Recentemente, a equipe do Dr Peter Schieberle da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), descobriu receptores olfativos idênticos aos existentes no nariz humano espalhados por todo o corpo. As células do coração, sangue, pulmões, rins e intestinos têm os mesmos receptores de odor existentes no nariz, sugere um estudo publicado no National Meeting&Exposition of the American Cheminical Society.

Levando em conta, que a aromaterapia é um método terapêutico que usa aromas de óleos essenciais para trazer bem-estar físico e emocional; ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro e várias partes do corpo que possuem células olfativas reagem as propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém.

A massagem, por sua vez, é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.

Sendo assim, podemos dizer que os efeitos fisiológicos da massagem promovem o aumento da circulação sanguínea e linfática, tendo como consequência o aumento do fluxo de nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico. Do outro lado, a aromaterapia, através das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, complementam o efeito da massagem, aliviando as tensões e eliminando o desconforto por elas causados, promovendo o relaxamento, proporcionando um aumento de nossa resposta imunológica, prevenindo doenças.

A massagem e a aromaterapia recuperam a vitalidade e o prazer de viver, ao restabelecer o fluxo de energia às partes debilitadas do corpo. Aumentando assim, a consciência corporal e reestabelecendo a unidade do corpo-mente.

Lembrando que, apesar de ser natural, os óleos essenciais têm contraindicações, podendo causar intoxicações quando utilizados de forma inadequada. Não é comum, mas há quem apresente alergias, irritação da pele e outros sintomas. Portanto, não devem ser usados aleatoriamente.

Fontes bibliográficas:

www.personare.com.br/o-que-e-aromaterapia-m7093

http://artigosaude.blogspot.com.br/2012/03/teoria-da-massoterapia.html

http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2017/11/21/noticias-saude,217149/oleos-essenciais

https://super.abril.com.br/comportamento/olfato-o-sentido-da-vida/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-sensorial-orgaos-captam-estimulos-e-informacoes.htm

http://www.ndig.com.br/item/2013/04/o-sangue-e-o-corao-tm-clulas-de-olfato

http://www.ciencia-online.net/2013/04/sera-que-o-coracao-tem-um-sentido-de.html

www.facebook.com/laszlobrasil/videos/1921508737920062/

www.facebook.com/laszlobrasil/videos/1873606469376956/

bottom of page